Artigo Britamontes | Um dia com Eng.º Marcelo Ribeiro
8 de Julho 2019 | Demolições parciais | Empresarial

Um dia com… o Eng.º Marcelo Ribeiro

Uma obra com assinatura Britamontes, qualquer que ela seja, tem a seu cargo uma equipa profissional e dedicada a tornar o seu espaço no projeto que idealizou.

Com base na variada oferta de serviços e nos colaboradores alocados, a Britamontes decidiu acompanhar um dia de trabalho do nosso Engenheiro Marcelo Ribeiro, durante a realização de uma obra de Demolição Parcial na Grande Lisboa.

Encontrámo-nos com o Eng.º Marcelo na Portela à porta da antiga fábrica da marca Triumph. Sendo um edifício abandonado há cerca de 5 anos, chegou a hora de o demolir para lhe poder dar uma nova vida.

 

Eng.º Marcelo: da organização à gestão de recursos

Ao entrar dentro do complexo, o Eng.º conta-nos que trabalha na empresa há 1 ano e que o curso de Engenharia Civil não foi a sua primeira opção. “Na altura queria ir para Arquitetura, mas não tendo sido possível, optei por uma área com algumas semelhanças.”

Mas quais as funções exatas de um engenheiro civil? O Eng.º descreve-as de forma muito simples. “De manhã começo com o planeamento e acompanhamento das obras: ocupo-me da organização de trabalhos e orientação da equipa para as tarefas do dia. Da parte da tarde, efetuo trabalho de escritório que consiste em documentação, adjudicação de materiais, equipas….”

Em suma, o engenheiro civil é um “gestor de custos e recursos” cuja principal prioridade é garantir que o projeto está a cumprir os prazos e custos pré-estabelecidos com o cliente.

 

Artigo Britamontes | Um dia com Eng
O Eng.º Marcelo Ribeiro pronto a acompanhar uma obra de Demolições Parciais

 

Artigo Britamontes | Um dia com Eng
Em cada obra, o Eng.º faz-se sempre acompanhar do seu bloco de notas

 

Artigo Britamontes | Um dia com Eng
Planeamento e gestão de recursos são algumas das suas tarefas diárias

 

Quais os fatores de sucesso de uma obra?

Na visão do Eng.º Marcelo, “ter mão-de-obra qualificada e produtiva é o mais determinante para o sucesso de uma obra. As tropas têm de estar motivadas… Todos os dias faço questão de definir objetivos para cada grupo de trabalhadores.”

Seguindo este raciocínio, destaca-se a capacidade de seleção dos melhores colaboradores e a componente social e humana. “Cada um é como cada qual e vamos tentando perceber cada pessoa de forma a motivá-la da melhor maneira.”

Uma ideia defendida pelo Eng.º consiste no facto de que “tempo é dinheiro. Se estivermos a cumprir os prazos, normalmente conseguimos cumprir custos.” No que a estes diz respeito, é feita a decomposição 70% mão-de-obra e 30% materiais. Daí a importância do papel de um engenheiro civil: assegurar uma equipa motivada e produtiva, pronta a atingir os melhores resultados: “Eu gosto de falar com eles, de criar uma ligação próxima, É importante para criar confiança. Se nos dermos bem, as coisas correm melhor.”

 

Artigo Britamontes | Um dia com Eng
Operações de demolição na Portela com quebra de parede

 

Artigo Britamontes | Um dia com Eng
Operações de demolição na Portela com transporte de resíduos

 

Artigo Britamontes | Um dia com Eng
Operações de demolição na Portela com transporte de resíduos

 

Artigo Britamontes | Um dia com Eng
Operações de demolição na Portela com intervenção num teto

 

A diferenciação Britamontes, num setor nivelado por baixo

Quando questionado sobre as mais-valias de um serviço Britamontes, o Eng.ª Marcelo afirma que “na construção as técnicas e os equipamentos vão evoluindo, mas a base do trabalho está sedimentada. Diferenciar por baixo é o mais fácil e muitas empresas deste setor não garantem os mínimos exigíveis… Na Britamontes, para além de termos as contas em dia e pessoal com contrato, o cliente pode contar sempre connosco: damos a cara.”

Esta proximidade com o cliente é chave na resolução de problemas e imprevistos de última hora: “Quem trabalha com a Britamontes sabe que há sempre alguém disponível, todos os dias da semana. Esta presença é um sinal de confiança para quem nos confia o seu projeto de construção e reabilitação.”

Num setor onde 90% das reuniões com os clientes incidem sobre custos e prazos, “nós fazemos por manter um nível médio-alto de qualidade, cumprindo os prazos pré-estabelecidos.” Para fechar a nossa conversa, o que diria o Eng. Marcelo a quem estivesse indeciso sobre que empresa de construção contratar? 

“Confiança. Responsabilidade. Presença.”

 

Artigo Britamontes | Um dia com Eng
Obra de Demolição Parcial na Portela – plano exterior

 

Artigo Britamontes | Um dia com Eng
Obra de Demolição Parcial na Portela – plano interior

 

 

Britamontes: Na Construção por Vocação.