2018: tendências para a construção e engenharia civil
Após alguns anos crise no setor da construção, as perspectivas para 2018 são positivas: reduzir custos, melhorar a rentabilidade, investir em soluções tecnológicas e potenciar a inovação são as tendências a seguir para consolidar a engenharia civil.
Empresas com uma maior capacidade de adaptação e antecipação de tendências tornar-se-ão as mais competitivas e estratégicas do mercado.
Britamontes acompanha todas as novidades e desenvolvimentos do setor e reúne, neste artigo, algumas das tendências da engenharia civil para este novo ano de 2018.
AGREGAÇÃO DE SERVIÇOS
Num cenário desafiante de crescimento e rentabilidade como o que foi sentido nos últimos anos, a oferta de vários serviços agregados pode fazer toda a diferença no que diz respeito à facturação das empresas do setor.
A tendência do mercado é atrair novos clientes e fidelizar os atuais, através da disponibilidade de parcerias, entregas gratuitas de materiais, partilha de dicas de construção, formações, entre outros métodos. Encontrar formas de multiplicar a presença no mercado serão essenciais.
MÃO DE OBRA MAIS CAPACITADA
Uma das grandes falhas no setor da engenharia civil é a falta de mão de obra qualificada. O segmento da construção e engenharia civil tem deficiências a vários níveis – desde os técnicos, aos engenheiros e arquitetos – e a necessidade aponta para uma constante formação e especialização.
Assim, a tendência será a realização de ações de formação na área das TIC, práticas de gestão e métodos e materiais de construção inovadores, de forma a preparar e capacitar os profissionais para as novas potencialidades desta indústria.
CIDADES INTELIGENTES
As smart cities são o conceito da urbe do futuro e prevêem uma eficácia cada vez maior nos sistemas de distribuição de energia, água, telecomunicações e tratamento de resíduos.
Desenvolver projetos de eficiência energética, de uso sustentável de recursos naturais e de automatização de serviços será uma estratégia eficiente na conquista de novos clientes e mercados.
NOVAS TECNOLOGIAS
Inovação é, há muito tempo, palavra chave no setor da engenharia e construção civil. Em 2018, novas tecnologias, novos processos e novos métodos de execução serão bastante populares.
Alguns projetos e iniciativas já se encontram em desenvolvimento por parte de algumas empresas, nomeadamente:
- Tijolos inteligentes: tijlos modulares e ecológicos. Quando produzidos em material reciclável são eficazes, baratos e sustentáveis.
- Modularização: a produção de elementos estruturais fora do espaço de obras também tende a crescer. Esta forma de construção permite otimizar os processos na construtora e acelerar as etapas do empreendimento.
- Impressão 3D: a impressão tridimensional é utilizada no desenvolvimento de projetos na área de construção, principalmente no estudo de aproveitamento de materiais recicláveis.
- Sistemas informatizados: a utilização de estruturas organizadas e coordenadas entre si facilitará o planeamento, a gestão e a integração de projetos, além de promover a especialização na cadeia produtiva.
- Drones: estes veículos aéreos não tripulados podem ser usados para fornecer imagens aéreas de projetos e obras, além de serem úteis para o levantamento topográfico e para a construção de modelos 3D de edifícios.
Em suma, o cenário do futuro da construção e engenharia civil é otimista e a recuperação do setor é uma realidade próxima para quem procure o investimento em métodos cada vez mais modernos e eficientes.